O fantasma de Tom Joad
Quando, em meados dos '90, Springsteen decidiu (e muito bem) voltar ao acústico, pediu permissão aos herdeiros de Steinbeck para usar a personagem principal e o imaginário de "As Vinhas da Ira".
O disco "The Ghost of Tom Joad" foi lançado nos Estados Unidos faz hoje 11 anos e é o disco mais socialmente (re)activo de todos os de Springsteen - o "voltar de costas" dos Estados Unidos ao operário e ao imigrante (que sempre foi a base do famoso "melting pot" americano) e consequente marginalização de novos grupos sociais é a base e "motor" do disco.
The Ghost of Tom Joad, Bruce Springsteen
"The Ghost of Tom Joad" (1995)
Notando a especial relevância da letra, os RATM sugaram-na, revolucionando o som. No fundo, é mais uma música dos RATM, com uma letra do Springsteen. Uma grande música.
The Ghost of Tom Joad - Rage Against The Machine
"No Boundaries: a Benefit for the Kosovar Refugees" (1999)
(Descobri ainda, quando estava a escrever o post, que o sueco Jose González formou uma banda chamada Junip (que acho que ainda não tem disco lançado), a qual também fez uma cover da música, que aproveito para postar.
The Ghost Of Tom Joad - Junip)