(Semi-)Novidades - Of Montreal


Kevin Barnes é um tipo peculiar. E, desde logo, "Hiss Fauna, Are You The Destroyer?" é um disco peculiar.
O disco relata um período muito conturbado na relação do rapaz com a sua companheira norueguesa, Nina Twin (nome que é referido na fabulosa Heimdalsgate Like a Promethean Curse, sendo Heimsdalgate a rua onde ambos viviam na Noruega). A coisa deu em separação e numa posterior reconciliação. Durante o processo, veio uma descompensação emocional, depois uma depressão nervosa e uma quantidade brutal de questões existenciais.

Segundo Barnes, trata-se de um disco conceptual, que narra a transformação do próprio num alter-ego glam rocker, de nome Georgie Fruit.
A primeira parte do disco é quase exclusivamente um duelo de Barnes com a sua depressão. Música triste, sorumbática? Nada disso! Se as letras já são uma tentativa de exorcizar os seus sentimentos depressivos e/ou a anti-depressivos e mudanças repentinas de humor, a música tem que ser alegre e sexy! E assim é - veja-se, por exemplo, o clip de Heimdalsgate Like a Promethean Curse, já postado aqui.
A meio do disco, vem a música The Past is a Grotesque Animal, com quase 12 minutos, durante a qual se dá a tal mutação em Georgie Fruit. Uma música onde Barnes despeja a alma poluída para o papel, com um acompanhamento musical quase neurótico.
A restante parte do disco já são diatribes e devaneios da personagem Georgie Fruit, aqui e ali pontuadas com as mesmas dúvidas existencias do seu craidor, Kevin Barnes.

O som é pop, com elementos glam (muito Bowie) e disco dos anos 70, entre muitos outras pequenas coisas. Um destaque óbvio para a voz de Barnes. As vocalizações são absolutamente inacreditáveis. Onde é que o homem vai buscar aquelas ideias, melodias e harmonias vocais (levemente inspirados, parece-me, nas dos Queen de "A Day at The Opera") e falsetes impressionantes - que fazem os Scissor Sisters parecerem uns amadores - é um mistério? Uma imaginação fantástica.
Vale bem a pena ouvir este "Hissing Fauna, Are You The Destroyer?", saído em Janeiro - e que só agora aqui coloquei por preguiça da altura (e posterior esquecimento).

Suffer for Fashion
Gronlandic Edit
Labyrinthian Pomp

Os Of Montreal são uma das bandas confirmadas no Festival de Sudoeste, com actuação marcada para 5 de Agosto.
publicado por Olavo Lüpia às 03:44 | link do post | comentar