Universos Paralelos

O mote para hoje é o clássico dos Velvet Underground, Venus In Furs, sobre o livro homónimo de Sacher-Masoch, escritor alemão que iria dar origem ao termo "masoquismo" - e que, com certeza, «era muito gajo» para ir para os copos com o Marquês de Sade, se alguma vez o tivesse conhecido.
Tecnicamente, curiosidade para o facto de a guitarra de Lou Reed ter as suas seis cordas afinadas na nota Ré - aquilo que ficou conhecido como a afinação ou guitarra Ostrich.

Venus In Furs - Velvet Underground
"Velvet Underground & Nico" (1967)

Em 2005, foi lançada com o jornal "Público" uma compilação excelente de música portuguesa, denominada "Uma Outra História", com José Mário Branco a cantar Chico Buarque, Old Jerusalem a cantar Buffalo Springfield, Margarida Pinto e Tó Trips (Dead Combo) cantando e tocando Ornatos Violeta, Anabela Duarte, Mário Delgado, Zé Nabo e Alexandre Frazão a fazerem uma versão d'Os Mutantes, ou até a versão da música Inquietação (Zé Mário Branco) que viria a fazer parte do "1970", do JP Simões.
Consta também desse disco (que viria depois a ser igualmente distribuído pelas FNAC's), uma versão da música Venus In Furs, adaptada para o português, e cantada e tocada por Ana Deus, Carlos Zíngaro, Regina Guimarães e The Zany Dislexic Band.

Venus In Furs - Ana Deus, Carlos Zíngaro, Regina Guimarães e The Zany Dislexic Band
"Uma Outra História" (2005)
publicado por Olavo Lüpia às 03:26 | link do post | comentar