Intermission - Os Críticos

E se pegassem em 3 gerontes simpáticos e bem dispostos e os pusessem a fazer crítica musical dos sons que hoje se fazem para a miudagem? Uma grande ideia, não era? Pois, já alguém se lembrou disso. E os resultados não são menos que fabulosos.
Conheçam o Bill, a Ann e o Joe, três séniores de Filadélfia, que vão tomar o seu pequeno almoço ao Sulimay's e dizer o que acham dos discos que nós ouvimos. Bill é o porreiraço, o que menos leva aquilo a sério e só se quer mesmo é divertir; Ann é aquilo a que se pode chamar, com posse e propriedade, a "velha gaiteira"; Joe é o intelectual dos três: léxico abundante, culto e com conhecimentos musicais de estrutura, letra, ritmo e melodia (que, infelizmente, ficaram obsoletos ali pelo fim da II Grande Guerra).
É vê-los dizer que os Animal Collective não vão conseguir ir muito mais longe que Baltimore, no Maryland; que não entendem o que pode dar na cabeça de alguém, especificamente os The Walkmen, para irem gravar uma coisa como In The New Year... ou de alguém, em geral, para comprar o disco.
As únicas críticas globalmente positivas - das que já consegui ver - foram: o 'thumbs up' para Blood Bank de Bon Iver, o agrado pela melodia e letra de The Wrestler do Springsteen e a aclamação generalizada de Postcards From Italy de Beirut.
Eles não conhecem um nome sequer dos que vão ouvindo, logo não estão contaminados por ideias pré-concebidas. Terão gostos antiquados e estão um bocado fora da música deste tempo? Pois, sim. Mas os gostos não são subjectivos? A crítica não é apenas uma opinião? Pois, aqui têm a malta do "Breakfast at Sulimay's". E procurem-nos no You Tube - deixa-se em baixo o vídeo de uma das mais de 20 edições do programa (mas todas valem a pena).
Para uma pessoa nova como eu, que acha que já está a ficar meio 'balhelhas', nada como ver estes simpáticos velhinhos e pensar que a maior idade até pode ser divertida (vejam só a química hilária que resulta da interacção dos três protagonistas)...






Postcards From Italy - Beirut, "Gulag Orkestar" (2006)

publicado por Olavo Lüpia às 19:04 | link do post | comentar